segunda-feira, 9 de junho de 2014

Gerenciamento do Tempo Dedicado ao Estudo



Olá Futuros Engenheiros,

Hoje falaremos de um assunto que ajudará a muitos que, assim como eu, tem dificuldades em administrar seu tempo e estudar de uma maneira eficaz, resultando em ótimas notas. (sonho!)
A maioria dos estudantes, muitas vezes possui uma rotina agitada pois trabalha e estuda, por isto, acordam muito cedo, dormem pouco e não tem tempo para quase nada. Como consequência básica tendo notas muitas vezes no valor minimo para aprovação.

A diferença entre você e o menino da sua sala que tira a nota máxima em todas as provas, não está nas horas estudadas (isso ajuda, mas não em tudo) mas sim na qualidade do tempo dedicado ao estudo.Ter uma rotina de estudos inflexível com total concentração no que se está estudando é a chave para notas muito boas. Eu não tenho as melhores notas da sala, mas algumas medidas básica que eu tomo ajudam e muito a manter uma nota bacana, sem medos quando chega o fim do semestre.

Preparado, e vai!


Muitos querem manter um hábito de estudo mas esquecem do principal que é a preparação. A mente deve estar 100% comprometido e assimilando a matéria. Não adianta nada ficar lendo 100 páginas do conteúdo e não lembrar de nada depois.

Como sou uma pessoas que dispersa até com o barulho do passarinho cantando no quintal, normalmente estudo sentada na mesa, com boa iluminação e no período noturno. Cada um sabe qual o melhor lugar e horário que terá mais produtividade.


Parece até tolice, mas ter um planejamento dos conteúdos  ajuda muito a manter o foco-força-fé no estudo!

Continue a nadar, continue a nadar....

É muito bom, quando acordamos inspirados e estudamos o sábado ou domingo todo para aquela matéria bem complicada de Tecnologia de sei-lá-que ou CDI, mas manter essa mesma inspiração ajuda e muito no fim do semestre nos  dias que você não está tão afim  de estudar. Normalmente nesses dias a matéria que devíamos estudar costuma ser a mais importante e difícil do período. Portanto, não procrastine o seu tempo de estudo e estudo nas horas marcadas que você planejou.

Não desanime nem procrastine ou seu horário de estudo! Continue a nadar!
Fonte: http://weheartit.com/tag/continue%20a%20nadar


Planejar é viver!

Fazer uma planilha com quais conteúdos você irá estudar e quantas horas gastará com cada um, é muito bom para ter uma noção real e quantificada do seu estudo.
Mas pelo-amor-de-deus não coloque que você estudará uma hora uma matéria que está acumulada e ainda gasta três horas para ler só o enunciado.

Segue abaixo uma planilha simples que eu criei (ta bem velha é do semestre passado). No meu caso eu estudo para o concurso e para a faculdade, trabalhando a tarde. Para que trabalha o dia todo dá pra fazer uma com umas duas horas noturnas (mais que isso e viramos zumbi) ou estudar tudo fim de semana (mas isso gasta o sábado e o domingo todo).


Exemplo de Planilha de Estudo
Pausa para um café!

A cada 50 minutos de estudos nossa produtiva caí consideravelmente. Para manter a eficiência, opte por fazer um intervalo a cada três horas de estudo. Se você estuda duas horas ou menos, o ideal é um intervalo de 10 minutos por hora, mas não confunda preguiça com cansaço.Isto ajuda muito no resultado final do período de estudo!

Fonte da figura: http://www.keepcalm-o-matic.co.uk/p/stop-now-and-think-again/

Resumir e finalizar!

Ao final de cada dia de estudo, aconselha-se manter um fluxo de pensamento pensando e escrevendo tudo que lhe vem a cabeça sobre o assunto. No inicio do próximo dia esse resumo ajuda a saber de onde parou o estudo.

Mapa Mental ajuda a manter uma conexão entre os tópicos.
Fonte: shutterstock



Dicas Finais

  • Evite acumular muitas matérias para um único dia, isto desanima muito quando nos damos conta da quantidade pendente.
  • Anote todas as duvidas referentes aquela matéria durante o estudo e pergunte depois aos professores mesmo que pareça boba, se acumular essa duvida, terá uma bem maior no dia da prova! (Acredite, este eu já testei)
  • Revise todos os dias as matérias que terá na semana, isso ajuda no caso de um exercício ou prova que você esqueceu no fim de semana, e permite que você se prepare antes de ir pra faculdade e não nos 5 minutos antes da aula começar.
  • Tire duvidas com colegas que (aparentemente) sabem mais. Quando estudamos em grupo ficamos mais animados e motivados! (eu fico e vocês?)

Eia, gostaram? Espero ter ajudado em alguma coisa. Todas as dicas que eu coloquei eu tento seguir e ajudam muito!
E lembrando: se você tem alguma sugestão para fazer esse blog crescer pode deixar nos comentários. E principalmente, se você que está lendo, sabe de alguma vaga de estágio aqui na região pode mandar a descrição para o e-mail : mfelipefrancisco@hotmail.com, eu arrumo um post bem bacana como resposta.

Fonte: 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Você decide!!!

Qual o tema que você quer ver no próximo post do blog?


Avea
Crea
Polo Industrial da Região e Varginha
Gerenciamento do Tempo dedicado ao estudo
Cursos de Engenharia Oferecidos na região
Dicas para técnicas de desenho técnico

Mande sua sugestão nos comentários na page do Facebook e confira no blog se foi a escolhida!

Contamos com você!!

E Nascendo....

Olá futuros engenheiros,


A ideia de criação deste blog foi para agrupar e incentivar a interação cultural e social dos estudantes de engenharia que usufruem da cidade de varginha.

Vamos as apresentações básicas sobre que vos escreve :
  • Nome: Mayra Felipe 
  • Curso : Estudante do Curso de Engenharia Mecânica
  • Idade: 21 anos
  • Cidade: Varginha
Feitas a apresentações básica vamos falar de algo interessante. O que é engenharia?

Engenharia ou engenheiro para a nosso país é tão importante que há uma lei própria sobre as dignações e as vertentes profissionais dos engenheiros.
Abaixo citação da lei 5194/66 que Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.

Art 1º As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos:

a) aproveitamento e utilização de recursos naturais;
b) meios de locomoção e comunicações;
c) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;
d) instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres;
e) desenvolvimento industrial e agropecuário.

Há aproximadamente 34 cursos de engenharia no Brasil (Puts!)
  1. Engenharia Aeronáutica
  2. Engenharia Ambiental
  3. Engenharia Cartográfica
  4. Engenharia da Computação
  5. Engenharia de Alimentos
  6. Engenharia de Controle e Automação
  7. Engenharia de Horticultura
  8. Engenharia de Minas
  9. Engenharia de Petróleo e Gás
  10. Engenharia de Segurança do Trabalho
  11. Engenharia Elétrica
  12. Engenharia Florestal
  13. Engenharia Industrial
  14. Engenharia Mecatrônica
  15. Engenharia Naval
  16. Engenharia Sanitária
  17. Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
  18. Engenharia Acústica
  19. Engenharia Agrícola
  20. Engenharia Biomédica
  21. Engenharia Civil
  22. Engenharia em Agrimensura
  23. Engenharia de Aquicultura
  24. Engenharia de Energia
  25. Engenharia de Materiais
  26. Engenharia de Pesca
  27. Engenharia de Produção
  28. Engenharia de Telecomunicações
  29. Engenharia Física
  30. Engenharia Hídrica
  31. Engenharia Mecânica
  32. Engenharia Metalúrgica
  33. Engenharia Química
  34. Engenharia Têxtil

Galerinha de (futuros) engenheiros, esse foi meu contato inicial, se você tem alguma sugestão para fazer esse blog crescer pode deixar nos comentários. E principalmente, se você que está lendo, sabe de alguma vaga de estágio aqui na região pode mandar a descrição  para o e-mail : mfelipefrancisco@hotmail.com, eu arrumo um post bem bacana como resposta.

Abraços Engenheiros!!!



Agradecimentos: Matheus Comune, Lorrany Costa, Leandro Lourenço,Micherrine Gurian e Gustavo Lopes pelos conselhos.